Passos para o ConhecimentoO Livro do Saber Interior

Passo 55

Eu irei aceitar o mundo como ele é.


IDEALISMO É A TENTATIVA DE NÃO ACEITAR O MUNDO COMO ELE É. Ele justifica a culpa e a condenação. Ele estabelece expectativas de uma vida que ainda não existe e assim deixa você vulnerável a graves decepções. O seu idealismo fortalece a sua condenação.

ACEITE O MUNDO HOJE COMO ELE É, não como você quer que ele seja. Com a aceitação vem o amor, pois você não pode amar um mundo que você quer que exista. Você pode apenas amar um mundo que existe como ele é. Aceite-se agora como você existe, e um verdadeiro desejo por mudança e por avanço naturalmente irá emergir dentro de você. O idealismo justifica a condenação. Reconheça esta grande verdade, e você vai começar a ter uma experiência de vida mais imediata e mais profunda e daquilo que é genuíno e não se baseia em esperança ou expectativa, mas num verdadeiro engajamento.

PORTANTO, EM SEUS DOIS PERÍODOS DE PRÁTICA DE 30 MINUTOS HOJE, concentre-se em aceitar as coisas exatamente como elas são. Ao fazer isso, você não está tolerando a violência, o conflito ou a ignorância. Você simplesmente está aceitando as condições que existem para que você possa trabalhar construtivamente com elas. Sem esta aceitação, você não possui um ponto de partida para o verdadeiro engajamento. Permita que o mundo seja exatamente como ele é, pois é este mundo que você veio para servir.

Prática 55: Dois períodos de prática de 30 minutos.

Perguntas Mais Frequentes sobre os Passos para o Conhecimento