Passos para o ConhecimentoO Livro do Saber Interior

Passo 29

Eu observarei a mim mesmo hoje para aprender do Conhecimento.


NESTE DIA ESPECIAL DE PRÁTICA, observe a si mesmo ao longo do dia, mantendo consciência de seus pensamentos e comportamento tanto quanto for possível. Para desenvolver esta qualidade de auto-observação, você deve ser tão livre de julgamentos quanto possível, porque julgamentos incapacitam você de ser observador. Você deve estudar a si mesmo como se você fosse outra pessoa com a qual você possa ser muito mais objetivo.

NÓS IREMOS PRATICAR NA HORA CHEIA HOJE. A cada hora você precisará se apresentar e ver seus pensamentos e observar o seu comportamento atual. Esta verificação constante irá capacitar você a se tornar muito mais envolvido em sua experiência atual e irá permitir que o seu Conhecimento exercite a influência benéfica dele sobre você em grau muito maior. O Conhecimento sabe o que você precisa e sabe como servir você, mas você deve aprender como receber. Com o tempo, você deve aprender como dar também a fim de que você possa receber mais. O seu recebimento é importante porque capacita você a dar, e dar é a essência da realização neste mundo. Mas você não pode dar a partir de um estado empobrecido. Portanto, a sua doação deve ser genuína, nascida de uma receptividade abundante que você tem cultivado dentro de si mesmo, dentro de seus relacionamentos com outros e com a vida.

CADA PERÍODO DE PRÁTICA SÓ PRECISA LEVAR VÁRIOS MINUTOS mas deve-se dar total atenção. Você não precisa fechar os olhos para fazer isto, embora isto será útil caso apropriado. Você pode praticar no meio de uma conversa com outra pessoa. De fato, existem muito poucas circunstâncias que impedirão este momento de introspecção. Na prática você simplesmente pergunta a si mesmo, “Como estou me sentindo?” e “O que estou fazendo agora?”. Isto é tudo. Então sinta se existe algo que você deve fazer que você não está fazendo. Se não existem correções a serem feitas, continue com o que você estiver fazendo. Se existirem correções a serem feitas, faça-as o mais rápido possível. Deixe que sua orientação interior influencie você, o que ela fará se você não estiver governado por impulsos, medo ou ambição. Observe a si mesmo neste dia.

Prática 29: Prática de hora em hora.

Perguntas Mais Frequentes sobre os Passos para o Conhecimento