Passos para o ConhecimentoO Livro do Saber Interior

Passo 81

Eu não me iludirei hoje.


PRATIQUE EM CADA HORA FAZENDO ESTA AFIRMAÇÃO e sentindo seu impacto. Fortaleça o seu comprometimento ao Conhecimento. Não caia na facilidade aparente do autoengano. Não fique confortável simplesmente com suposições ou com as crenças dos outros. Não aceite generalidades como verdade. Não aceite aparências como representativas da realidade do outro. Não aceite a mera aparência do seu eu. Fazer estas coisas demonstra que você não valoriza a si mesmo ou a sua vida e que você é preguiçoso demais para realizar esforços em seu próprio benefício.

VOCÊ PRECISA ENTRAR NA INCERTEZA PARA ENCONTRAR O CONHECIMENTO. O que isso significa? Significa simplesmente que você está desistindo das falsas suposições, das ideias reconfortantes e do luxo da autocondenação. Por que a autocondenação é um luxo? Porque ela é fácil e não exige que você examine a verdade. Você a aceita porque ela é aceitável neste mundo, e lhe dá muita coisa sobre o que falar com os seus amigos. Ela evoca simpatia. Portanto, ela é fácil e fraca.

NÃO SE ILUDA HOJE. Permita-se examinar o mistério e a verdade da sua vida. Em cada hora hoje repita a ideia de hoje e sinta o que ela significa. Também hoje, em dois períodos mais longos de prática, repita a afirmação e então se dedique à quietude e à receptividade. Você já está começando a aprender como se preparar para a quietude – usando a sua respiração, concentrando a sua mente, abandonando pensamentos e se lembrando de que você é digno de tal esforço. Lembre-se do objetivo que você está tentando alcançar. Não se iluda hoje. Não ceda ao que é fácil e doloroso.

Prática 81: Dois períodos de prática de 30 minutos. Prática de hora em hora.

Perguntas Mais Frequentes sobre os Passos para o Conhecimento